domingo, 3 de março de 2013

TEORIAS SOBRE O CRIME IMPOSSÍVEL:

Para melhor compreensão desse instituto, analiza-se, “o meio de execução utilizado pelo agente à prática do crime”, e, o “objeto material sobre o qual recai a conduta criminosa”.

█ HIPÓTESES DE CRIME IMPOSSÍVEL:

1ª Situação: Ineficácia absoluta do “MEIO” (Art. 17 do CP): “INEFICÁCIA DE MEIO” (execução); O meio utilizado à prática do crime, jamais o levaria à consumação, por ser ABSOLUTAMENTE INIDÔNEO e/ou INEFICAZ.

EX.1: Arma defeituosa, desmuniciada e/ou com munição de festim, à prática do homicídio;


EX.2: Colocar pó de giz na comida de outrem, acreditando ser arsênico (veneno);

2ª Situação: Impropriedade absoluta do “OBJETO” (Art. 17 do CP): O objeto material sobre o qual recai a conduta criminosa é TOTALMENTE IMPRÓPRIO.

EX.1: O batedor de carteira furta uma pessoa, que estava completamente sem dinheiro (valores), no momento da prática criminosa. Neste caso, significa que o objeto material sobre o qual recai a conduta, que é o patrimônio da vítima, torna-se impróprio para a consumação do crime de furto. Eis, que, jamais poderia ocorrer;


EX.2: Atirar com uma arma de fogo, em uma pessoa que já estava morta no momento do fato.

3ª Situação: Crime putativo por obra do agente provocador (Súmula 145 do STF).

EX: Flagrante preparado, flagrante provocado, crime de ensaio, delito de laboratório, crime de experiência (são todos sinônimos). Em regra é feito pelo agente policial, pois, também pode ser feito pelo particular.
↗ SE OBJETO FOR “RELATIVAMENTE INCAPAZ” E/OU “RELATIVAMENTE IMPRÓPRIO”, ESTAREMOS DIANTE DE UMA “TENTATIVA PUNÍVEL”, E NÃO DE UM “CRIME IMPOSSÍVEL”.

█ HÁ 3 (TRÊS) TEORIAS QUE EXPLICAM O CRIME IMPOSSÍVEL:

1. TEORIA SUBJETIVA:

Preocupa-se com a “INTENÇÃO” do agente, independente da ineficácia/inidoneidade absoluta ou relativa do meio e/ou ineficácia absoluta ou relativa do objeto à prática criminosa. Ou seja, se o sujeito ativo quis praticar o crime, pouco importa se ele iria chegar ao resultado pretendido. Analisa-se o dolo, SEMPRE HAVERÁ TENTATIVA!

2. TEORIA SINTOMÁTICA:

Preocupa-se com a “PERICULOSIDADE” do agente. É necessário adotar as medidas de seguranças, se comprovada no caso concreto. Independente da ineficácia/inidoneidade absoluta ou relativa do meio e/ou ineficácia absoluta ou relativa do objeto à prática criminosa. Se o sujeito ativo demonstrou periculosidade, é caso de medida de segurança e não hipótese de crime impossível.

3. TEORIA OBJETIVA:

3. A) TEORIA OBJETIVA PURA: Haverá sempre crime impossível, seja pela inidoneidade absoluta ou relativa;

3. B) TEORIA OBJETIVA TEMPERADA ou INTERMEDIÁRIA: Haverá sempre crime impossível, na hipótese de inidoneidade “ABSOLUTA” (ineficácia e/ou impropriedade).
Teoria adotada no sistema jurídico brasileiro.

EX.1: Se o agente estiver utilizando uma arma de fogo desmuniciada, jamais conseguirá consumar o crime de homicídio (Art. 121 CP), pela INEFICÁCIA “ABSOLUTA” DO MEIO UTILIZADO à consumação. É hipótese de crime impossível;

EX.2: Se o agente estiver utilizando uma arma de fogo desmuniciada, para praticar um crime de roubo/assalto (Art. 157 CP); observe que é um meio relativamente ineficaz, haverá no mínimo “a tentativa”.

Resumindo:

* Se for caso de ineficácia e/ou impropriedade ABSOLUTA = CRIME IMPOSSÍVEL;
* Se for caso de ineficácia e/ou impropriedade RELATIVA = TENTATIVA.

Fonte: Anotações das vídeo-aulas do Mestre e Promotor de Justiça, Alexandre Salim.

5 comentários:

  1. Òtimo, foi muito bem obrigado para os meus estudos!

    ResponderExcluir
  2. Está errado. A arma desmuniciada é caso de ineficacia RELATIVA (Basta municiar e está apta a matar), portanto há tentativa branca de homicídio. Diferente da arma de brinquedo, esta sim absolutamente inapta.

    ResponderExcluir
  3. boa tarde, gostaria de saber se entrar com drogas no presidio se enquadra na teoria do crime impossivel

    ResponderExcluir