terça-feira, 5 de março de 2013

Triângulo do Rosto ▼ Identificação do criminoso através do retrato falado:

SAIBA COMO AUXILIAR NA IDENTIFICAÇÃO DO(S) CRIMINOSO(S) ATRAVÉS DO RETRATO FALADO:

REPRESENTAÇÃO FACIAL HUMANA - (RFH Descritível e RFH e Hipnose Forense):

Conceito de Representação Facial Humana Descritível (R F H D):

É a descrição de um conjunto de elementos antropológicos, além daqueles referentes primariamente à face humana, e de quaisquer outras informações características, sinaléticas e secundárias, relatadas de maneira aproximada pela vítima de um crime, ou testemunha deste, com a finalidade de promover a identificação parcial do agressor, através do desenho artístico, técnico e científico, realizado por um perito nesta área de identificação humana. (Jorge Luiz Werzbitzki)

Representação Facial Humana - RFH
A expressão “Representação Facial Humana” (RFH) substitui a denominação “Retrato Falado”.
Triângulo do Rosto RFHD: Olhos, nariz e boca descrição facial:
Toda Representação Facial tem por finalidade confeccionar através do desenho artístico, técnico e científico, a fisionomia da pessoa que está sendo procurada. Esta fisionomia deve guardar fidelidade em relação apenas, com alguns traços marcantes do rosto descrito, pois como se disse, a RFHD é um método parcial de identificação.
A vítima, ou testemunha, sempre atribui uma percentagem (até 90%) de semelhança ao trabalho realizado, que servirá para orientar o policial na busca de um suspeito.
A RFHD jamais opera inclusão ou exclusão de um suspeito. Tal, somente pode ser determinada pela autoridade policial no curso das investigações, não servindo como prova (em fase de inquérito ou instrução) visto que promove uma identificação parcial e não absoluta.
O Triângulo do Rosto é composto pelos olhos, nariz e boca ( t ).
Todo descritor, vítima ou testemunha, deve observar este triângulo, pois tanto os cabelos como o queixo podem ser facilmente encobertos por disfarces naturais (barba, bigode, cabelo comprido, raspado, etc.) e artificiais (gorros, bonés, tinturas de cabelo, cachecol, perucas, etc.).
Numa descrição os olhos equivalem a aproximadamente 50% de um rosto. Também o nariz equivale a 20% e a boca outros 20%. Cabelos a 5% e queixo a 5%, equivalem juntos à apenas 10% do que seria aproveitável em uma boa descrição. Daí em se afirmar que o Triângulo do Rosto é responsável por 90% de uma face bem descrita.
Sendo, assim, certos disfarces não comprometem uma observação tais como, gorros, bonés, esparadrapo entre os olhos, etc.
Nunca disperse sua atenção para o que não tem valor descritivo. Atente para o desenho dos olhos, do nariz e da boca, para o contorno do rosto, como também para quaisquer tipos de sinais permanentes como pintas, sardas, manhas, cicatrizes, tatuagens, rugas, etc. Toda informação inerente ao Triângulo do Rosto ou não, (características sinaléticas e secundárias) devem ser descritas.
O Instituto de Criminalística do Paraná, considerado o mais avançado do Brasil, utiliza pioneira e mundialmente, desde 1983, a Hipnose Forense como aliada da RFHD. Tal técnica auxiliar é utilizada quando o descritor (a) possui algum tipo de bloqueio mental (geralmente traumas) em virtude da violência sofrida e que o impede de descrever o criminoso e os fatos relacionados com o delito.
BRASIL - Instituto de Criminalística do Paraná - Acesso em: <05/03/2013>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário